Tecnologia no varejo: competitividade, redução de despesas e ampliação das receitas

Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça os benefícios da transformação digital no comércio

Business people use Technology E-commerce Internet Global Marketing Purchasing Plan and Bank Concept

As novas tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, alterando, inclusive, as formas de consumo. Pesquisa Total Retail 2017, desenvolvida pela PwC, destaca que 53% dos brasileiros pesquisam produtos on-line, enquanto a média mundial é de 44%.

Diante deste cenário, fica evidente que, para fidelizar e conquistar novos clientes, é fundamental proporcionar a melhor experiência de compra, o que inclui uma loja física  conectada ao ambiente digital bem como personalização, criatividade, atendimento de qualidade do início ao fim, transparência nos preços e facilidades.

Conheça, agora, algumas vantagens de se investir em tecnologia para manter o nível de competitividade e cortar custos operacionais.

Mini orange shopping basket on a smart device and a laptop with boxes. Concept of shopping that client can buy or purchase goods or products from websites worldwide via internet by just a few clicks.

INTEGRAÇÃO

É fundamental estar preparado para atender os clientes, com qualidade, tanto na loja física quanto no e-commerce. Com o uso da tecnologia, é possível integrar os dois ambientes e oferecer uma experiência de compra satisfatória até a entrega do produto ou serviço. Um solução interessante é oferecer a chance do consumidor fazer a compra on-line, mas optar pela retirada em uma loja física. Com isso, o tempo de espera do frete diminui.

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO

Por meio de sistemas digitais, é possível obter informações valiosas e conhecer o seu cliente a fundo. Assim, no momento de lançar uma oferta ou divulgar uma novidade, basta recorrer a este recurso e segmentar para o público-alvo correto. Essa é uma forma de estreitar o relacionamento com o cliente.

AGILIDADE

Uma aposta para o futuro é o uso do Self-Checkout, que permite que o cliente entre na loja, escolha o produto e pague diretamente à uma máquina e não para uma pessoa. Essa novidade, ainda pouco difundida no Brasil, evita fila e possíveis desistências.

CONTROLE DO ESTOQUE

Com o uso da tecnologia, é possível ter um controle do estoque e uma gestão logística mais assertiva, evitando, assim, erros humanos e desperdícios.

Young woman shopping online

A tecnologia aplicada ao varejo chegou para facilitar a vida de todos, além de garantir a redução de custos e uma experiência de compra ainda mais surpreendente aos consumidores. Apesar de algumas soluções demandarem, a princípio, investimentos significativos,  o retorno poderá ser observado a curto prazo. Por isso, investir em novas tecnologias pode ser o caminho para alavancar os negócios e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *