Gerenciamento de serviços de TI: aumente a produtividade e evite problemas

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Atualmente os serviços de TI são indispensáveis no dia a dia de qualquer negócio, mas ao mesmo tempo são um dos maiores vilões da produtividade empresarial quando não estão funcionando de maneira adequada. Esse é um dos principais motivos que leva as organizações a investirem no gerenciamento de serviços de TI, que eleva a confiabilidade sobre os serviços e garante uma série de outros benefícios para o negócio, como veremos neste post.

Maior garantia de disponibilidade dos recursos de TI

Serviços gerenciados tem uma maior garantia de disponibilidade, pois qualquer anomalia na sua operação pode ser facilmente detectada e as ações de correção ativadas imediatamente.

Este gerenciamento ativo reduz o número de incidentes no ambiente de TI, e quando necessário, tem uma maior garantia de atendimento e solução dentro de um prazo adequado.

A redução de incidentes assim como a maior garantia de disponibilidade evita que colaboradores deixem de realizar suas atividades por falta de recursos disponíveis.

Para empresas que tem uma dependência do seu ambiente de TI no nível estratégico do negócio, que tenham um e-commerce, oferecem sistemas ou aplicativos aos seus clientes e usuários, devem ter uma preocupação ainda maior com o gerenciamento dos seus recursos de TI, pois qualquer incidente ou indisponibilidade pode afetar não só a produtividade interna, mas comprometer o resultado das vendas e prejudicar a imagem do negócio.

Melhoria do desempenho e produtividade

Além de evitar incidentes, o gerenciamento dos serviços de TI também garante que os recursos estejam em pleno funcionamento, identificando possíveis gargalos ou falhas que possam estar prejudicando o desempenho de algum componente.

É comum usuários reclamarem da lentidão de sistemas ou equipamentos, muitas vezes, o monitoramento de alguns recursos torna fácil a identificação de pontos de falha, seja a nível de hardware, software ou rede.

Garantir o desempenho dos serviços de TI também afeta positivamente a produtividade dos colaboradores, que terão em mãos os recursos em pleno funcionamento não atrapalhando a operação.                 

Identificar padrões de utilização e necessidade de novos investimentos

O gerenciamento dos serviços também ajuda a identificar padrões no consumo de cada recurso de TI, alertando seus gestores sobre a necessidade de ampliação da estrutura e de novos investimentos.

Quando necessário, o gerenciamento pode gerar alertas quando um determinado serviço atinge um valor que possa comprometer seu funcionamento, por exemplo, quando a capacidade de armazenamento de um servidor ultrapassa 70% de sua utilização.

Este tipo de alerta, unido aos relatórios de desempenho ajuda os gestores de TI a direcionarem os investimentos de acordo com a necessidade de ampliação ou renovação de cada recurso em todos os níveis da organização.

Mantém os profissionais com foco no negócio e não na operação

A evolução da tecnologia e especialmente da internet mudou o padrão de consumo e comportamento dos clientes, e também faz com que novas soluções surjam quase que diariamente, acirrando a competividade e a busca por mais espaço no mercado.

Essas mudanças também levam CIOs e gerentes de TI a um outro patamar dentro das empresas. Eles não podem mais ter o foco do seu trabalho na operação, mas sim em buscar constantemente soluções estratégicas para o negócio. Seja encontrando novas alternativas, testando novos produtos ou desenvolvendo soluções que tornem suas empresas mais competitivas, através do aumento da produtividade ou criando uma nova oferta ao mercado.

Sendo assim, uma das opções mais recomendadas para o melhor gerenciamento dos recursos de TI é a contratação de uma empresa especializada. Desta forma, os gestores podem manter seu foco no negócio, e não mais na operação de rotina, tendo que destinar parte do seu tempo na resolução de problemas e “apagando incêndios”.

Considerações finais

Para que o gerenciamento dos recursos de TI garanta os melhores benefícios para o negócio, é necessário que seja aplicado e monitorado da maneira correta, com as ferramentas adequadas e seguindo as melhores práticas do mercado.

A terceirização deste serviço é altamente recomendada quando a empresa contratada pode comprovar conhecimento e experiência na área, além de possuir uma equipe altamente capacidade e pronta para garantir a melhor disponibilidade e desempenho dos recursos de TI.

E você, como gerencia os serviços de TI na sua empresa? Deixe seus comentários!

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