Projeto de Mobilidade COAMO

Tempo de leitura: 1 minuto

10
Em uma parceria com a COAMO Agroindustrial Cooperativa, a Sercompe/HP participou da idealização e implantação de projeto de mobilidade da empresa, que incluiu mais de 90 Access Points, 2 controladores wireless, software IMC e o Serviço Sercompe de Implantação.

Confira mais detalhes deste case.

Uma das questões que envolvia a implantação do Programa Mobilidade Coamo era a necessidade de buscar empresas parceiras que pudessem incorporar conhecimento, oferecer bons equipamentos e tecnologia. “Precisamos preparar uma plataforma dentro da infraestrutura da Coamo que pudesse abrigar mais essa tecnologia e buscamos isso com empresas parceiras”, comenta Francisco Covessi Júnior, chefe do departamento Gestão e Controle de TI Coamo.

O primeiro passo foi definir como seria essa ferramenta e o que ela deveria contemplar. Diante dessa definição, o próximo passo foi buscar no mercado parceiros para sustentar o projeto. “Queríamos um aplicativo que pudesse ser acessado em um tablet e que agilizasse o trabalho do engenheiro agrônomo. Contudo, essa ferramenta deveria seguir a cultura organizacional da Coamo para que as atividades desenvolvidas no campo não fossem alteradas. A ideia sempre foi a de contribuir para o bom trabalho que já vem sendo realizado”, explica Convessi.

As empresas parceiras do programa são a IBM, Habber, HP/Sercompe e TIM. A IBM e a Habber são provedoras de tecnologia e conhecimento em desenvolvimento de aplicativos moveis. A HP forneceu equipamentos para a rede WiFi que permite a conexão dos tabletes com a rede corporativa, nas Unidades. A TIM forneceu o tablet com tecnologia de voz.
Uma restrição para se considerar no projeto é o fato de que nas propriedades rurais, onde o engenheiro agrônomo realiza seu trabalho, nem sempre há rede de dados 3G. Para superar isso, foi trabalhado o conceito Off-Line, projetando a sincronização dos dados utilizando uma rede WiFi instalada nas unidades da Coamo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *